quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fotografando em Ambientes Internos

Como havia falado em um outro post, ainda não possuo estúdio fotográfico. Portanto meu trabalho é desenvolvido ao ar livre, trabalhando com a luz natural, ou em ambientes internos, visto que hoje em dia a maioria dos pets dividem espaço com seus donos dentro de casas e apartamentos.
Ensaios em ambientes internos também podem render ótimas fotos. Além de captar outros momentos, que fazem parte da rotina do pet na casa, em seu ambiente familiar.
Nestes ensaios, onde na maioria dos casos não se dispõe de uma luz natural, faço uso das técnicas do flash profissional. Com ele posso rebater a sua luz pelo ambiente, gerando uma luz bem natural e suave, sem sombras. Ou fazer uso do flash posicionado fora da câmera, com uso de difusores ou rebatedores, criando outros tipos de iluminação. Confiram o resultado nas fotos abaixo!













terça-feira, 27 de abril de 2010

Reivindicam Comida


Estava saindo com três cães pela porta quando me deparei com a cena na cozinha. Cinco gatos estáticos e, pelo jeito famintos, a me olhar fixamente, como que me dizendo: eh aí ?! Queremos comida!

domingo, 25 de abril de 2010

Trabalhando com a Luz

Até o presente momento não possuo estúdio fotográfico, portanto a maioria dos meus trabalhos é realizada ao ar livre, fazendo proveito da luz natural. Procuro sempre que possível trabalhar ao máximo a luz ambiente com criatividade nos meus modelos, com ajuda de um rebatedor de luz e um flash profissional.
Como a própia palavra já diz - fotografia: desenhar com luz ( do grego fós = luz ; grafis = estilo, pincel). É com ela, a luz, que dou vida ao meu trabalho!











sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Momento na Fotografia

Para mim há dois tipos de momentos na fotografia: o esperado e o inesperado.
O esperado é aquele que se cria, o própio nome já diz, espera-se acontecer. O fotógrafo conduz a cena. Manda o fotografado agir de acordo com a sua vontade: posando, abraçando, sorrindo, ensaiando, criando assim um momento para ser clicado. Ou por exemplo, o cão que em tal circunstância que ele se encontra, você sabe que ele irá dar aquele salto ou outro ato que o fotógrafo induza ele a fazer.
O inesperado é aquele que ninguém estava prevendo. Como num passe de mágica ele surge, tão espontâneo, natural, rápido, que se o fotógrafo não estiver atento, em prontidão, ele passa como um raio e nunca mais o terá.
Em ambos é preciso ter sensibilidade para fotografar, pois o momento nada mais é do que aquilo que te "fere", punge-te as emoções, decidindo o exato instante de apertar o botão e aprisionar a realidade, congelá-la numa fração do tempo-espaço.
O MOMENTO CERTO, O MOMENTO INESPERADO... O MOMENTO QUE PINTA O GRANDE QUADRO!



















quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Compressão dos Planos e o Bokeh

Uma das técnicas usadas para evidenciar o assunto principal é desfocar o fundo da imagem, isso pode limpar detalhes que poluiriam e afetariam a composição da fotografia. É possível com lentes de grande distância focal e fazendo uso de pequena profundidade de campo no foco, comprimindo os planos e deixando o assunto principal dentro do foco (Foco Seletivo). Também é possível com lentes luminosas, de grande abertura do diafragma, causando o mesmo efeito. O resultado é o desfoque ou Bokeh, termo japonês que significa borrado.
O bokeh pode aparecer nas fotos como áreas totalmente borradas quando os elementos ao fundo têm baixo contraste, são uniformes e pouco brilhantes.
Quando o fundo tem uma textura com grande contraste entre os elementos e pontos brilhantes, estes podem aparecer com a forma de discos no bokeh.
Portanto o bokeh é uma técnica que depende de se ter o equipamento certo, e pode ser usada para criar fundos com desenhos belíssimos quando bem encaixado na composição.
O bokeh é uma característica bastante subjetiva, que depende muito do gosto do fotógrafo e da situação.








quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cocker in The Rain

E como hj amanheceu chovendo e tive que sair na chuva para Axel e Mutley fazerem suas necessidades matinais, lembrei desta foto que gosto muito! Mutley e sua capa de chuva vermelha, destacado pelo ambiente em sépia. Tem um pequeno detalhe na foto que acho legal, caracterizando mais o contexto da foto, um transeunte com guarda chuva na mão, bem ao fundo da perspectiva da foto, na mesma linha do Mutley. Foto feita no dia 02/05/2008.


terça-feira, 20 de abril de 2010

Tratamento Digital e Edições de Imagem Personalizadas

Todas as minhas fotos são tratadas digitalmente com balanço de cor, luminosidade, contraste e outras variáveis, seja para melhorar, corrigir ou até criar edições personalizadas.

Quando batemos uma fotografia com câmeras digitais avançadas, seja profissionais ou semi-profissionais, há vários recursos nelas que podemos usar com técnica e sabedoria para se tirar o melhor proveito das condições de luz e do tipo de foto que se está fazendo, de maneira que a foto saia o mais correta ou perfeita possível, dentro do que queremos. Mas mesmo se fazendo excelência da técnica e recursos possíveis, uma foto profissional quase sempre sofre um tratamento digital, pois nem sempre, por exemplo, um balanço de cor feito na câmera antes de se bater a foto, acaba satisfazendo as exigências do fotógrafo. Ou nem sempre é possível prever que haja uma aberração da lente, indesejada, em certas condições de luz. Por isso com o surgimento das câmeras digitais, os programas de edição de imagem se tornaram uma ferramenta indispensável ao domínio dos fotógrafos profissionais para se fazer um trabalho de melhor qualidade.

Segue umas imagens de alguns ensaios em que acabei criando uma edição personalizada da foto, para que todos possam ver como é o meu trabalho criativo de edições personalizadas. Nelas também faço uso de filtros digitais, pincéis e outros efeitos para estilização de cada imagem.
















segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vídeos

Aqui estão dois vídeos que gosto muito e me trazem boas lembranças, saudades de grandes amigos! São eles os vídeos: Norbu e Cia; e Cockers' Adventure, respectivamente. Os vídeos mostram um pouco do que gosto... animais, fotografia, natureza, viajar, aventura!
Produzidos por Elenice Dueñas, com fotos de autoria dela, minha e de Irapuan Rodrigues. Três grandes amigos que foram unidos na aventura da vida, juntamente com seus cães . Um dos vídeos é especialmente em minha homenagem.
O casal Elenice Dueñas e Irapuan Rodrigues são donos de dois Cockers: Norbu e Shanti - e criadores do site
www.norbu.com.br -Visitem!

domingo, 18 de abril de 2010

Sushi e Bruna

Selecionei algumas fotos feita no ensaio do dia 16.04.10 de Sushi e sua dona Bruna para expôr aqui. Sushi é um lindo Golden Retriever de 6 meses de idade, já campeão inicial, vencedor de best in show na exposição do kennel clube da grande porto alegre, realizada no dia 14 de março 2010.